Palmilhas e tecnologias

Entenda o que é Baropodometria

Baropodometria é uma palavra que resulta da junção dos prefixos BARO (pressão) PODO (pé) e METRIA (medida). Ou seja, é a medida da pressão executada pelo pé ao tocar uma superfície seja com corpo em movimento ou com ele parado. O exame baropodométrico nada mais é do que uma análise computadorizada do seu caminhar.

Através dele é possível fazer a média das pressões plantares e desta forma identificar eventuais problemas de postura ou até mesmo lesões. Além disso, através deste exame é possível identificar o tipo de pé que o paciente tem: cavo, plano ou normal. Conseguimos visualizar se a pisada é neutra, pronada (para dentro) ou supinada (para fora) e se o paciente, por exemplo, sofre alterações durante a caminhada por conta de problemas nos joelhos, no quadril ou na coluna.  É possível também analisar com precisão os eixos corporais e as rotações dos membros inferiores.

Fazer o exame de baropodometria é fundamental para evitar importantes patologias e auxiliar no tratamento de problemas já existentes, tais como: tendinites, fratura por estresse, fasceíte plantar, metatarsialgias, entorses de repetição, condropatias, esporão de calcâneo, neuroma de Morton, entre outras.

Com o resultado do exame estático e dinâmico de baropodimetria, são projetadas palmilhas computadorizadas com precisão milimétrica e que respeitam a identidade de cada pé. É fundamental entender que o pé direito sempre será diferente do pé esquerdo. Sendo assim, é preciso ter uma palmilha especialmente projetada para cada pé. Analisando de forma completa a biomecânica de cada paciente, em conjunto com a prévia recomendação médica, chegamos ao resultado perfeito para o melhor equilíbrio corporal possível.

No Laboratório do Pé, todos os processos são computadorizados, aliando tecnologia de ponta com o amplo conhecimento dos nossos especialistas.